Uso das áreas de escape foi em período de cerca de 24 horas (Foto: Arteris Litoral Sul/ EPR Litoral Pioneiro)
Entre sábado e domingo, 50 vidas foram salvas graças às áreas de escape nas rodovias do Paraná. O primeiro registro foi por volta das 10h de sábado, quando um ônibus com 45 passageiros listados, além do motorista, teve uma falha nos freios na altura do Km 36 da BR-277. O coletivo atingiu dois carros e usou a área de escape para evitar uma tragédia. Os outros dois casos foram neste domingo, um deles às 10h18, na área de escape do km 671,7 da BR-376, e o outro apenas um minuto depois, às 10h19, na mesma rodovia, na altura do Km 667,3.
Ônibus com 45 passageiros tem falha nos freios na BR-277
Segundo a EPR Litoral Pioneiro, o ônibus saiu de Arapongas e tinha como destino a cidade de Morretes, no Litoral do Paraná. O veículo, ocupado por 45 passageiros, mais o motorista, teve uma falha nos freios. O condutor acabou atingindo dois automóveis, mas conseguiu acessar a área de escape da BR-277, na altura do Km 36.
Ninguém ficou ferido, tanto no ônibus quanto nos dois carros atingidos. A EPR realizou a remoção do coletivo e limpeza da área. Segundo a concessionária, o dispositivo de segurança já foi utilizado oito vezes desde o início do ano, quando a EPR assumiu a concessão.
O motorista do ônibus foi de uma destreza incrível, pois entrou na área de escape depois de atingir dois automóveis e passar entre dois caminhões
Veja o momento do flagrante:
Caminhões usam áreas de escape da BR-376 com um minuto de diferença
Já na BR-376, dois caminhões perderam os freios e tiveram que utilizar as áreas de escape, do Km 671,1 e do Km 667,3. Ambos estavam na altura de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na pista sentido Santa Catarina.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, na primeira situação, às 10h19, o caminhão estava carregado com 6 toneladas de sofá, e adentrou 27 metros do dispositivo de segurança. O condutor e a passageira do caminhão não se feriram.
Veja o momento em que o caminhão usa o dispositivo de segurança:
No segundo caso, às 10h19, o condutor da carreta transportava 50 toneladas de milho e adentrou 65 metros da caixa de cinasita após perda dos freios. O motorista não se machucou.
Assista ao veículo usando a área de escape:
Fonte: arteris