PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

App que facilita contratação de autônomos é lançado em Londrina

Publicado em: 11/10/2019

A Smter (Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda) de Londrina e o Governo do Estado do Paraná lançaram o aplicativo para celular Paraná Serviços na manhã de quinta-feira (10). A solenidade aconteceu na sede do Sine e contou com a presença de diversas autoridades. 

O aplicativo funciona como um intermediador entre o prestador de serviços autônomo e as pessoas que precisam contratar algum trabalho. O objetivo é melhorar e facilitar a intermediação, que vinha sendo realizada diretamente pelas Agências do Trabalhador, visto que, agora, a contratação do profissional pode ser feita diretamente entre as partes, ou seja, ente o trabalhador autônomo e o cliente.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, além da contratação direta entre as partes, outros benefícios se destacam com a plataforma. Isso porque há celeridade para buscar um profissional apto ao trabalho; maior mobilidade, visto que a busca pode ser feita de qualquer local, pois basta ter um celular em mãos; e economia de tempo e de dinheiro, pois não é mais necessário se deslocar até alguma agência de contratação para buscar os profissionais melhores qualificados e com o competitividade de mercado.

"A ideia é facilitar o contato entre o prestador de serviço autônomo e o contratante. O aplicativo é muito simples de ser utilizado. A pessoa só precisar baixá-lo no celular, preencher o cadastro e colocar suas atividades profissionais e pode inclusive inserir um portfólio com sua experiência. Quem precisar do serviço, como eletricista, encanador ou diarista, por exemplo, terá acesso ao aplicativo e vai combinar o dia o valor diretamente com o prestador, sem intermediários”, ressaltou o secretário da pasta.

O representante do Governo do Estado do Paraná e assessor de Gestão Inteligente e Inovação da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, André Telles, explicou também que a plataforma foi lançada em Curitiba, no mês de março deste ano. A partir de hoje, ele será apresentado oficialmente nos principais municípios do interior do Paraná, sendo que Londrina foi a primeira cidade interiorana a realizar o lançamento oficial. Até o momento, o aplicativo já teve mais de 25 mil downloads e 220 municípios paranaenses aderiram a ele.

Há mais de 100 categorias de profissionais cadastrados nas mais variadas funções. Entre elas estão: encanador, pintor, professor particular, veterinário, diarista, pedreiros, marceneiros, maridos de aluguel, garçons, manicure e cabeleireiro, entre outras. Quem contratar o serviço, poderá avaliar o atendimento ao conceder de uma a cinco estrelinhas. A avaliação é publicada no perfil do prestador, o que permite aos usuários conhecerem a opinião de quem já contratou aquele profissional.

Além disso, os profissionais melhor avaliados terão um espaço de destaque no aplicativo, para valorizar a contratação daqueles que ofertam serviços de qualidade mais próximo do contratante possível. Dessa forma, o empregador conseguirá localizar, em um raio de 20 até 50 quilômetros, até três trabalhadores. Assim, ele pode encaminhar simultaneamente aos três um pedido de orçamento, por meio do bate-papo disponível no aplicativo.

"O Paraná Serviços surgiu com a filosofia de tornar o Paraná, o Estado mais inovador do Brasil. Assim, visamos intermediar a contratação da mão de obra, por meio da tecnologia de celular, com segurança da informação. É como se fosse uma rede social voltada para a questão profissional”, afirmou Telles.

Para o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, a iniciativa demonstra os esforços da atual gestão em firmar parcerias que tragam crescimento e desenvolvimento para a cidade. "Não aceitamos outra palavra que não o desenvolvimento sustentável para a nossa cidade, porque o cidadão quer essa resposta de Londrina. Por isso, todos os setores devem se atualizar e um exemplo disso é o aplicativo do governo do Paraná que apresentamos hoje”, citou.

A plataforma de anúncio de trabalho foi criada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo uma alternativa para dinamizar as possibilidades de trabalho autônomo no Paraná, que até então ocorriam somente nas Agências do Trabalhador – cerca de 35% dos cadastros nesses locais eram de autônomos ou potenciais autônomos.

Estiveram presentes autoridades de Londrina, Ibiporã, Assaí e Rolândia, assim como os vereadores Eduardo Tominaga, Felipe Prochet, o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, a chefe do Escritório Regional de Londrina da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Deise Tokano, além de servidores e representantes da comunidade em geral.

Fonte: Bonde/N.Com

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE