PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

ALERTA LARANJA: Paraná tem aviso para declínio de temperatura com 6ºC - No Norte Pioneiro temperaturas agradaveis

Publicado em: 14/05/2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja e outro alerta amarelo, ambos devido ao declínio de temperatura no Paraná. Juntos, os dois avisos abrangem praticamente todo o estado, com início às 22h desta segunda-feira (13/05) e término somente às 9h desta quarta-feira (15/05). Em algumas cidades, durante o período, as mínimas podem ser de um dígito.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o avanço de uma frente fria aumenta a instabilidade e as condições para chuvas no estado.

“Na terça-feira (14/05) o tempo segue com maior instabilidade e previsão de chuva no Paraná.  No geral, as precipitações esperadas são de fraca intensidade (garoa em alguns setores). Uma massa de ar mais frio avança pelo Sul do País, e por isso as temperaturas ficam amenas em todo o estado. Desta forma o calor registrado nos últimos dias não deve se repetir. Na “metade sul” paranaense as máximas ficam abaixo dos 20°C”, informou o boletim do Simepar sobre as próximas 48h.

Alerta laranja para declínio de temperatura que cai 5ºC

De acordo com o Inmet, o alerta laranja para declínio de temperatura é devido aos riscos à saúde, que podem ser causados pela queda de cerca de 5ºC. As regiões que podem ser afetadas no Paraná são: Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental.

Alerta amarelo do Inmet no Paraná que cai 3ºC

O alerta amarelo do Inmet também é para declínio de temperatura, de 3ºC a 5ºC de queda, com leve risco à saúde. Então, as regiões que podem ser atingidas são: Norte Pioneiro, Noroeste, Norte Central, Centro Oriental e Centro Ocidental, conforme o instituto.

queda de temperatura frente fria
Queda de temperatura pode trazer riscos à saúde, segundo Inmet (Foto: Ilustração/ Freepik)

Frente fria derruba temperaturas no Paraná

Devido a frente fria, algumas cidades do Paraná devem registrar mínimas baixas. Em General Carneiro, por exemplo, conhecida por registrar os dias mais frios do ano, tem previsão de mínima de 6ºC nesta quarta-feira (15/05), de acordo com o Simepar. A máxima da cidade no dia deve ser de 18ºC.

Pato Branco e Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, têm previsão de mínima de 9ºC e máxima de 21ºC também na quarta-feira. Já Palmas tem previsão de mínima de 7ºC e máxima de 18ºC no mesmo dia.

Por fim, deve voltar a chover em vários municípios na sexta-feira (17/05), segundo o Simepar, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro Sul.

 

Fonte: Inmet

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE