PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Álcool gel, líquido ou sabão? Saiba qual o mais indicado para combater o coronavírus

Publicado em: 27/03/2020

Além de lavar as mãos com água e sabão ser uma forma de prevenir a contaminação pelo novo COVID-19, outra maneira pode ser utilizado para se livrar do vírus:  o álcool.

Esse produto possui uma ação antimicrobiana, capaz de matar bactérias e vírus presentes em superfícies. No entanto, o álcool puro não é vendido, o que é comercializado em estabelecimentos e farmácias é nada mais nada menos, que uma mistura da substância com água e outros ingredientes.

O professor da Faculdade de Farmácia da UFMG, Márcio de Matos Coelho, diz que o mais indicado para combater o corona vírus é o álcool 60% e 70% na composição, ainda segundo o professor, uma porcentagem menor pode não ser efetiva e maior que 70% pode causar irritações na pele. “É importante que uma parte da mistura seja composta de água para que a seja facilitada a entrada do álcool nos microrganismos e a desnaturação de suas proteínas e para que a volatilização (evaporação) seja menos rápida”, esclarece o professor.

De acordo com Márcio, a melhor maneira de se proteger é lavar as mãos com água e sabão com frequência. “O álcool gel ou o álcool líquido só devem representar uma opção quando água e sabão não estiver disponível”, diz o professor.

É melhor usar álcool em gel ou líquido?

Segundo o professor da UFMG, não há diferença na eficácia das duas fórmulas. “O álcool em gel é mais adequado para aplicação sobre o corpo, pois apresenta uma textura mais agradável e sua aceitação pelos usuários é maior. O álcool líquido escorre mais facilmente e, na teoria, poderia induzir menor efeito antimicrobiano”, diz o professor. O farmacêutico completa que os produtos em líquido são mais indicados para a limpeza de superfícies, já que são mais baratos que o em gel.

 

Fonte: Fonte: DOL- Com informações do Estado de Minas

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE