PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

Ações nacionais da Semana do Trânsito serão lançadas no Paraná

Publicado em: 20/09/2021

O Ministério da Infraestrutura, via Secretaria Nacional de Trânsito, lança hoje, no Paraná, as primeiras ações da Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro. O lançamento acontece às 14 horas, no Palácio Iguaçu.

Nesse período, serão realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Em 2021 o tema das campanhas educativas é “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

No primeiro semestre deste ano, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) registrou 2.267 acidentes em Curitiba. Deste total, 1.206 tiveram envolvimento direto de motos, cerca de 53,2% dos casos.

De março do ano passado até o dia 3 de maio deste ano, o Siate atendeu 47.420 acidentes no Paraná, os quais terminaram com um total de 1.517 falecimentos. É como se, a cada 13 minutos, um acidente de trânsito fosse registrado no estado, com uma morte a cada sete horas, aproximadamente.

O documento da ONU foi elaborado a partir de um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostrou que, apenas em 2009, foram registradas cerca de 1,3 milhão de mortes e 50 milhões de pessoas feridas vítimas de acidente de trânsito em 178 países.

“O trânsito é uma pandemia silenciosa no Brasil, que mata diariamente e, infelizmente, é um problema que já foi banalizado. É uma questão que, talvez pela falta de maior publicidade, não sensibiliza a população”, diz o diretor executivo da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), Daniel Bassoli, que aponta que nem na pandemia do novo coronavírus houve uma queda nos números, apesar da redução drástica da circulação de pessoas devido ao isolamento social em 2020.

Fonte: AEN

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE