PÁGINA INICIAL
NOTICIAS
 

A Califórnia fica no Paraná. Conheça cidades com nomes inspirados em terras distantes

Publicado em: 17/10/2019

O Paraná tem 399 municípios. São 399 batismos. E entre eles, alguns chamam a atenção por fazerem referência a outras cidades, estados ou regiões do mundo
A Califórnia brasileira fica no Paraná. Situada no Norte do Estado, a 348 quilômetros de Curitiba, a cidade foi fundada devido ao engenheiro francês Alberto Le Veillie Du Plessis, que deu o nome ao município por achar semelhança no clima e vegetação da Califórnia, um dos principais estados dos Estados Unidos.
A cidade vive da agricultura, mas tem muitos atrativos naturais que encantam o visitante. Os principais acidentes geográficos da cidade são os rios Taquara e Jacucaca. Entretanto, é do afluente menor, o córrego do Atum, que vem o maior atrativo natural local, a Cachu Portelinha.

Assim como Califórnia, o Paraná tem alguns municípios batizados em homenagem a outras cidades, estados ou mesmo países do mundo.
A segunda maior cidade paranaense, Londrina, é uma delas. Localizada no Norte do Estado, Londrina foi fundada em 1934. Recebeu imigrantes de diversas nacionalidades, principalmente italianos, portugueses, japoneses, alemães e árabes. É a maior cidade do Interior do Paraná, com 500 mil habitantes. Mas a origem de seu nome tem a ver com a colonização, feita pela Companhia de Terras Norte do Paraná, uma empresa inglesa. Conta a história que por causa da neblina nas madrugadas, os engenheiros ingleses lembrava do famoso fog de Londres, e assim teria nascido Londrina.

Este importante centro econômico se destaca pela produção agrícola. A terra roxa, extremamente fértil, foi determinante para a fundação e o crescimento da região. Londrina é uma cidade moderna, dinâmica e desenvolvida, com um olhar para o futuro, sem esquecer de suas raízes e do meio ambiente. Além disso sedia uma das mais importantes universidades do Estado, a Universidade Estadual de Londrina.

Londrina tem tudo que uma grande cidade precisa para receber bem o visitante. Uma grande rede hoteleira, shoppings, gastronomia de alto nível, cultura e muita tradição no receptivo. Um trecho do hino do município diz exatamente isso: “Londrina, cidade de braços abertos”.

Califórnia


 

Assaí

Ainda no Norte do Paraná, outra cidade faz homenagem a imigrantes: Assaí, um pedacinho do Japão no Brasil. Fundada em 1932, a colonização de Assaí está diretamente ligada à comunidade japonesa.
A cidade tornou-se a memória do Japão, por conservar hábitos e tradições já extintos pela evolução tecnológica de seu país de origem. Sua primeira denominação foi Assailand, de origem oriental, que significa AssahiI – sol nascente e Land – terra, posteriormente simplificada para Assaí.
No ano passado foi inaugurado o Memorial da Imigração Japonesa, o primeiro castelo japonês do Brasil, construído no ponto mais alto da cidade.
A arquitetura se destaca na paisagem pelos seus 25 metros de altura, com 4 pavimentos, podendo ser visto de qualquer canto da cidade. O local é sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Assaí.


 

 

 

Porto Rico

Porto Rico fica no Noroeste do Paraná e conta com aproximadamente 28 km de margem do Rio Paraná, o segundo maior da América do Sul. Seu homônimo, Porto Rico, é uma ilha caribenha e um território não incorporado dos Estados Unidos. A Porto Rico paranaense tem aspectos semelhantes ao país na América Central, tendo sua rotina voltada também para a água. Com uma largura média de 1500 metros do Rio Paraná, a área é ideal para a prática de esportes aquáticos. O nome da cidade faz jus aos moradores ou a quem tem uma casa de fim de semana. Além disso, a riqueza está nas belezas naturais.


 

 

 

Toledo

Outra que tem xarás espalhadas pelo mundo é Toledo, no Oeste do Paraná. Conhecida nacionalmente como a Capital do Agronegócio e como a cidade do porco no rolete, Toledo faz divisa com Cascavel. Inicialmente chamada de “Pouso Toledo”, era um recanto para descanso de tropeiros. Na Espanha há uma Toledo também, mas bem mais antiga. As primeiras menções à região onde hoje se localiza a cidade remonta a 500 a.C. Na Argentina também uma cidade se chama Toledo, na província de Cordoba. No Uruguai, Toledo é uma pequena cidade no departamento de Canelones



 

 

Colorado

Voltando aos Estados Unidos, o estado do Colorado está entre os maiores do país. Em terras paranaenses também encontramos a nossa Colorado. Considerado o polo regional com referência na saúde e educação, Colorado está localizado no Nororeste paranaense. O nome vem da coloração da terra avermelhada - “Vermelho Colorado”, o mesmo motivo que deu nome ao estado americano. Mas, primeiramente, o município do Paraná era chamado de “Cinderela do Norte”. Colorado é um município planejado, em crescimento constante com belas construções, avenidas e ruas largas com canteiros de flores que embelezam a cidade e encantam visitantes. O prato típico de Colorado é o boi na moita. O nome é ligado ao fato da cidade ser a Capital do Rodeio do Paraná, e ter uma das grandes arenas de rodeio do País.


 

 

 

Flórida

Esta simpática cidade fica entre o Noroeste e o Norte do Estado, e seu nome veio em homenagem à Flórida americana, dada também pelos colonizadores estrangeiros das terras norte-paranaenses. Assim como sua xará americana, o clima é temperado e úmido. Sob efeito da altitude do lugar e da sua posição latitudinal, a temperatura média é em torno de 28°C.

Fonte: Bem Paraná

Mais fotos

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE