PÁGINA INICIAL
TODAS AS NOTÍCIAS
GERAL
SOBRE NÓS
ANUNCIE CONOSCO
 

PARANÁ: Mais de 700 mil motos se livram de IPVA e pilotos-proprietários comemoram

Publicado em: 05/12/2025

Mais de 700 mil motociclistas do Paraná começam o ano com uma folga importante no orçamento. A nova política fiscal, oficializada pela Lei nº 22.262/2024, garantiu a isenção automática do tributo para veículos de duas rodas com motorização de baixa cilindrada.

Quem tem direito à isenção?

A medida, sancionada pelo governador do Paraná, foca especificamente em motocicletas de até 170 cilindradas. O objetivo é desonerar trabalhadores essenciais, como motoboys e entregadores, que utilizam esses veículos diariamente para o sustento familiar.

Essa faixa de cilindrada abrange a maioria dos modelos populares de entrada, que representam a força motriz da logística urbana. Ao eliminar essa cobrança, o estado injeta recursos na economia local, permitindo que o dinheiro antes destinado ao imposto seja usado no consumo e manutenção.

A legislação paranaense não parou nas duas rodas e modernizou a matriz tributária para favorecer o meio ambiente. Veículos movidos a gás natural, biometano e hidrogênio também estão isentos do pagamento do imposto até o ano de 2027.

 

 

Fonte: Revista Econômica

Mais fotos

PUBLICIDADE

MAIS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE